Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de maio de 2012


A minha geração respira missões!
Por Johnson Sales Magalhães

A minha geração respira missões!
Ainda existem igrejas no Brasil que não fazem missões trans-culturais, nem missões locais e, existem igrejas que não possuem em seus relatórios de trabalho periódicos cultos específicos para assunto de missões. Mas em contraponto, vemos também o aumento progressivamente notável de denominações e comunidades evangélicas que desenvolvem projetos, trabalhos, atividades e programações que envolvem, discutem, refletem, planejam, oram e FAZEM missões.
Eu vejo jovens que sabem e sentem o que é fazer missões. Eu vejo adolescentes que sonham e aspiram este chamado, entregar a vida por a causa, participar de acampamentos, treinamentos, cursos de capacitação missionária. Eu vejo até novos convertidos em clamor por almas e com desejo missionário profundo.
Os livros sobre missões estão aumentando entre os mais entre os vendidos, e os clássicos sobre missões nunca saem de circulação, na escola Dominical o tema sempre está lá e, é sempre bem vindo, nos dois últimos cultos de jovens que participei as mensagens foram: O IDE, pareciam até culto de missões. No culto do domingo passado o pregador foi um missionário, e imaginem qual foi a mensagem!
Aquela máxima de Charles Spurgeon: TODO CRISTÃO OU É UM MISSONÁRIO OU É UM IMPOSTOR, está se tornando regra entre os crentes brasileiros do século XXI. Até um não crente conhece a função, a definição e a profundidade do SER MISSSIONÁRIO!
Como diz a música do grupo Oficina G3: ESTÃO SE CUMPRINDDO AS PROFECIAS. Que profecias!? As relacionadas ao nosso país que vêem um Brasil, num futuro próximo com avanços incríveis na economia, com valorização da língua e cultura brasileira, com progressos tecnológicos e científicos...  Também neste mesmo futuro próximo nos espera um Brasil com título de 1ª nação missionária do mundo.
E você, vai querer fazer parte desta grande empreitada?!

sábado, 5 de maio de 2012





O grito de guerra do prazer cristão é missões mundiais: sacrificar o conforto e a segurança do lar pelos povos não-alcançados do mundo.É paradoxal o fato de as alegrias serem mais profundas onde os sacrifícios são maiores.Mas a busca por essas alegrias é a mola propulsora da evangelização do mundo.
Após Jesus dizer a seus discípulos que seria difícil para os ricos entrarem no reino dos céus(Mc 10.23),Pedro disse:''Eis que nós tudo deixaremos e te seguimos''(verso 28).Podemos perceber que Jesus identificou certa autocomiseração em suas palavras.O que ele disse a Pedro já fez com que milhares de missionários deixassem tudo em seus países de origem para seguir a Cristo nos lugares mais desafiadores do mundo:

--•Tornou Jesus:Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa,irmãos,ou irmãs,ou mãe,ou pai,ou filhos,ou campos por amor de mim e por amor do evangelho ,que não receba,já na presença,o cêntuplo de casas,irmãos,irmãs,mães,filhos e campos,com perseguições;e.no mundo por vir,a vida eterna.(Mc 10,29-30)

Isso não significa que você se tornará rico do ponto de vista material ao se tornar um missionário.Se você for voluntário para o serviço missionário com tal  idéias, o Senhor te confortará com as seguintes palavras:''As raposas têm covis,as aves do céu,ninhos;mas o filho do homem não tem onde reclinar a cabeça (Lc 9.58).
Ao contrário,a questão é que se a sua família terrena for retirada de você por causa do serviço a Cristo,você será compensado mil vezes mais através da sua família espiritual,a igreja.Sim,mas e quanto aos missionários solitários que trabalham arduamente por anos sem serem cercados por centenas de irmãs,irmãos,mães e filhos na fé?Essa promessa é verdadeira para eles??Sim. Por certo,o que Cristo quer dizer é que ele mesmo compensa cada sacrifício.Se abrir mão do afeto e preocupação íntimos de uma mãe,você receberá cem vezes mais no afeto e preocupação do Cristo presente.Se abrir mão da amizade aconchegante de um irmão,você receberá cem vezes mais o aconchego e a amizade de Cristo.Se abrir mão da''sensação de lá''que tem em sua casa,você receberá cem vezes mais o conforto e segurança de saber que o seu Senhor possui todas as casas,terras,riachos e árvores da terra.Aqueles que aspiram a obra missionária,Jesus diz que promete estar com eles (Mt 28.20)Eu trabalharei tanto por você e serei o que você precisa de forma que você pensará ter  feito sacrifício algum.Essencialmente,Jesus diz que quando você ''Nega-se a si mesmo''por Sua causa e pelo evangelho,você está se privando  de um beneficio inferior por um superior.Isto é,Jesus quer que pensemos sobre o sacrifício de uma forma que elimine toda e qualquer autocomiseração .É exatamente isso que o texto sobre abnegação ensina: 

Se alguém viver após mim,a si mesmo se negue,tome a sua cruz e siga-me.Quem quiser,pois,tome a sua cruz e siga-me.Quem quiser,pois,salvar a sua vida perdê-la-á;e quem perder a vida por causa    de mim e do evangelho salva-la-á.(Mc 8.34-35)

Jesus não pede de nós que sejamos indiferentes á nossa destruição.Pelo contrário,ele supõe que o anseio  pela pela vida verdadeira nos moverá a rejeitarmos todos os prazeres inferiores e conforto que a vida nos oferece. A medida do nosso anseio pela vida é diretamente proporcional á quantidade de conforto que estamos dispostos a abrir mão para consegui-la.O presente da vida eterna na presença de Deus é glorificado se estivermos dispostos a odiarmos nossas vidas nesse mundo para alçarmos o céu(Jo 12.25).Está aqui a importância da centralidade de Deus na abnegação.
É por isso que tantos missionários,após vidas inteiras de grande sacrifício,disseram:''Eu jamais fiz sacrifício algum'' . No dia 4 de dezembro de 1857,David Livingstone,o grande missionário pioneiro  na África,fez um apelo comovente aos alunos da Universidade de Cambridge,mostrando que ele havia aprendido pelos anos de experiência o que Jesus ensinou a Pedro:

As pessoas falam do sacrificio que fiz em gastar tanto tempo da minha vida na África...Longe de mim esteja tal palavra,tal visão,tal pensamento!Não é,verdadeiramente, sacrifício algum.Eu digo que é um privilégio.A ansiedade,a doença,o sofrimento,ou o perigo,tanto agora quanto no futuro,de vez em quando,com a ausência das conveniências e carinhos comuns desta vida,podem fazer com que paremos,com que nosso espírito vacile  e a alma afunde;mas que seja só por um momento.Tudo isso não é nada quando comparado com a glória que será revelada em nós e por nós(Rm 8.18).Eu jamais fiz sacrifício algum.

O grande incentivo para entregarmos nossas vidas á causa das missões são os 10.000 por cento de retorno que temos pelo investimento.Missionários  podem testificar isto desde o principio-começando com o apóstolo Paulo.

Mas o que,para mim,era lucro,isto considerei perda por causa de Cristo.Sim,deveras considero tudo como perda,por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus,meu Senhor;por qual perdi todas as coisas e as considero como refugo,para ganhar a Cristo...para conhecer,e o poder da sua ressurreição,e a comunhão dos seus sofrimentos,conformando-me com ele na sua morte (Fp 3:3-8,10)

Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória,acima de toda comparação(2Co 4.17:cf  Rm 8.18)
É simplesmente incrível quão consistentes são os testemunhos de missionários que sofrem pelo evangelho.Praticamente todos eles dão testemunhos da alegria transbordante e das recompensas que excediam esse sofrimento.
Missões é o transbordar automático do amor de Cristo.Nós temos prazer em aumentar o nosso prazer nEle ao oferecer esse mesmo prazer a outros.Como Lottie Moon disse:''Não pode haver certamente alegria maior do que salvar vidas''

Extraído do Livro ''Plena Satisfação em Deus'' de John Piper











sexta-feira, 9 de março de 2012



 ''Paulo testemunhou a reis e governantes e viu celas escuras de prisões virarem campos missionários''.--Extraído do Livro ''Noite de um milhão de milagres''
  Mesmo em meio a luta,a dor,a falta de liberdade,mesmo em meio a prisão Paulo cumpriu sua missão,levar Cristo á todos,independente do lugar ou das circunstâncias,Ele cumpriu o seu chamado e através dele,nós hoje temos a possibilidade de conhecer um Deus que transforma um perseguidor em perseguido...Temos ele como grande exemplo de renuncia, amor a Cristo e ao evangelho!
Paulo diz,ao vivenciar Cristo como nosso mais supremo tesouro,é isto que ele quer dizer no Filipenses 1:21''Para mim,o viver é Cristo''..Nós sabemos disto também porque em Filipenses 3:8 Paulo diz:''Tenho também como perda todas as coisas,pela excelência do conhecimento de Jesus Cristo,meu Senhor;pelo qual sofri a perda de todas estas coisas,e as considerei como refugo,para que possa ganhar a Cristo''.  

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O assasino da alma
O pecado é uma doença Mortal.
[...]o salário do pecado é a morte
[...] (Rm 6:23)
O pecado sentenciou-nos a uma morte lenta e dolorosa.
O pecado faz com a vida o mesmo que a tesoura faz com uma flor.Um corte nas haste separa a flor da fonte  de vida.No inicio,a flor é atraente,continua colorida e forte.Mas observe-a depois de um tempo.
As folhas murcham e as pétalas caem.Não há nada que você possa fazer para reavivá-la.
Coloque-a na água.Enfie a haste no solo.Use fertilizante.Cole a flor de volta no caule.Faça o que quiser.
A flor está morta.A alma morta não tem atividade.Se for separada de Deus,a alma murchará e morrerá.
A consequência do pecado não é um dia ruim nem um ataque de mau humor,mas uma alma morta.
As evidências de uma alma morta são claras:lábios envenenados e boca que profere maldição,pés que levam a violência e olhos que não enxergam Deus.
Agora você sabe por que as pessoas são tão grosseiras .A alma delas está morta.Agora você entende por que algumas religiões são tão sufocantes.Elas não tem vida.Agora você compreende por que o traficante de drogas consegue dormir á noite e por que o ditador consegue conviver com sua consciência.Ele não tem consciência.A obra final do pecado é matar a alma.
Extraído do livro ''Na jornada com Cristo''


sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

''Esconda o nome de Deus no coração''
Quando estiver confuso a respeito do futuro,recorra a Jeová Raá,o pastor que cuida.Quando estiver ancioso a respeito da provissão,converse com Jeová Jiré,o Senhor prové.Os problemas são grandes demais?Busque a ajuda de Jeová Shalon,o Senhor é paz.Seu corpo está enfermo?As emoções estão fracas?Jeová Rafá,o Senhor cura,vai visitá-lo.Sente-se como um soldado abandonado atrás das linhas do inimigo?Busque refúgio em Jeová Nissi,o Senhor é a minha bandeira.
Ao meditar no nome de Deus,você se lembra do caráter dele.Grave esses nomes e esconda-os no coração.
Deus é o pastor que conduz,oSenhor que provê,
a voz que traz paz na tempestade,
o médico que cura o doente,e a bandeira que guia o soldado.
E acima de tudo ele é.
Trechinho Extraído do livro'' Na jornada com Cristo de Max Lucado''

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

''Tudo que conseguimos neste mundo é passageiro,exceto a obra que realizamos para Cristo..Por esse motivo,nada vale tanto a pena quanto colaborar com o nascimento de alguém para a vida eterna.Nada vale mais a pena''.
''Devemos servir por amor,independentemente da resposta das pessoas,dos recursos que dispomos,dos nossos próprios limites.E precisamos crer que é o Espirito Santo quem faz a obra quando,como e onde quer''.Trechos Extraído do Livro ''Últimas Conseguências''

sábado, 14 de janeiro de 2012



Se quiseres fazer alguma coisa para durar uma estação,plante flores;



Se quiseres fazer alguma coisa para durar uma vida,plante árvores;



Se quiseres fazer alguma coisa para durar uma eternidade,plante igrejas.



David J. Hesselgrave